segunda-feira, 7 de julho de 2008

A história do Iogurte

O iogurte é um alimento rico em cálcio, essencial para o fortalecimento de dentes e ossos. Ele também ajuda a prevenir infecções intestinais e inibe a proliferação de agentes causadores de doenças.Crianças que consomem iogurte com regularidade apresentam melhorias no crescimento. Já os adultos podem sentir os benefícios do iogurte especialmente no que diz respeito à qualidade de vida e à prevenção de fatores de risco.

Ele auxilia no controle do colesterol, na desintoxicação do organismo, na produção de células novas e de imunoglobina, a maior defesa do organismo. Além disso, age contra a produção e desenvolvimento de células cancerígenas. Ele pode ser consumido de forma natural ou acompanhando pratos. Tempere-o com sal e limão e coloque a mistura na salada de verduras. Se preferir, adoce-o e incremente sua salada de frutas. Use a imaginação e melhore sua qualidade de vida.

Com açúcar, mel ou frutas... a maneira de comer não importa, o iogurte já ganhou adeptos em todo mundo. Também, não é para menos! Além de saboroso, o produto contém componentes fundamentais para a saúde do nosso organismo e freqüenta cardápios dos mais variados. Apesar da origem exata do iogurte ainda ser um mistério para os pesquisadores, alguns acontecimentos ao redor do mundo dão boas pistas de como ele pode ter surgido na Antigüidade.

Uma teoria data do período neolítico, entre 5.000 a 3.500 a.C, quando pastores passaram a se alimentar com o leite de animais domesticados. Armazenado em marmitas de barro, o leite ficava exposto às altas temperaturas do deserto, fermentava e virava um tipo de iogurte.

Outra idéia sobre a origem vem da Turquia. Lá o leite fresco era guardado em sacos feitos de pele de cabra. Transportados por camelos, os sacos em contato com o calor do corpo do animal favoreciam a produção de bactérias ácidas e transformavam o leite em iogurte.

O iogurte difundiu-se por todo o mundo depois que alguns estudos demonstraram que o seu consumo trazia benefícios à saúde. O biólogo russo Llia Metchnikoff (1910) estudou as tribos das montanhas da Bulgária. Essas tribos apresentavam um alto índice de longevidade e tinham como componente básico da dieta o iogurte. Metchnikoff aprofundou-se nos estudos e conseguiu isolar um bacilo do iogurte, batizando-o de Bacillus bulgaricus.

Hoje está comprovado que o consumo de iogurte colabora no bom funcionamento do intestino e, como contém cálcio, ajuda a fortalecer os dentes. Ele também é indicado para pessoas que sofrem de osteoporose e para mulheres que necessitam de reposição de cálcio na fase da menopausa.

Fonte Danone Brasil

Nenhum comentário:

Divertimento em jogos de poker em um casino em português.